Estruturada psicologia aula 13
O Atestado Psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de: 1. Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante; 2. Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução; 3. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP Nº 015/96. Finalidade do documento; Registro da informação do sintoma, situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta - podendo ser registrado sob o indicativo do código da Classificação Internacional de Doenças em vigor.
02– Resposta: Parecer Psicológico.
Conceito e finalidade do parecer. Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma "questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
03 – Resposta: Solicitar uma avaliação psicológica através de um Laudo psicológico. O Laudo é um relato escrito de resultados coletados a partir de uma Avaliação Psicológica e deve apontar um possível diagnóstico e prognóstico do respectivo caso.
Entrevistas (Semi-dirigidas, abertas e anamnese em caso de crianças) e Testes Psicológicos (Geralmente os de técnicas projetivas).
Apontar um possível diagnóstico e prognóstico do respectivo caso. O laudo psicológico é formado de provas técnicas elaboradas a