Estrutura
Questão 1: Faça uma análise crítica, com suas palavrras, sobre os avanços e/ou retrocessos dos artigos 61, 62, 63, 64, 65, 66 e 67 da LDB-9394/96 que tratam da formação inicial e formação em serviço dos profissionais da educação. Não esqueçam de citar os referidos artigos citando do que se trata cada um.
No artigos 61: diz que considera-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio; trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim. No artigo 62 diz que o professor deveria ter uma formação mínima num curso superior de graduação para o exercício da função, porém desde a promulgação da LDB ainda não é uma realidade nos municípios e/ou nos Estados.
Questão 2: A 4ª parte do Plano Nacional de Educação trata da valorização do magistério. Descreva como a valorização do magistério está posta no PNE e faça uma análise crítica com suas palavras. Penso que a melhora na qualidade da educação pode acontecer a partir da valorização do magistério, associada a uma política de valorização global que considere: (1) a formação inicial do professor; (2) a melhora nas condições de trabalho; (3) a valorização salarial e da carreira; (4) e a implementação da formação continuada, mais infelizmente não isso que acontece .A melhora da educação não se fará , como acreditam muitos, apenas com a modernização tecnológica das escolas ou adoção de novos currículos. Um exemplo disso, é realidade dos professores, é a implementação de “reformas” em nome da qualidade do ensino, que quase