Estrutura
faculdade anhanguera
13 de março de 2013
Criação: Clévin da Silva Messa
Estrutura do Sistema de Ensino nos âmbitos federal, estadual e municipal
Relatório Parcial
No Brasil possuímos uma estrutura de Sistema de Ensino Federal, Estadual e municipal. E eles têm finalidades em conjunto, como: as normas, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, idéias e projetos.
A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira seguem a LDB (Lei n° 9394/96). De acordo com o artigo 211/CF. A União, os estados e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino’. Sendo assim a União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensino públicos e federais, dando assistência igual a ambos. Os municípios atuam priorizando o ensino fundamental e médio. Na organização dos sistemas de ensino, os Estados e os municípios decidiram formas de como colaborar, de modo que assegure e abranja o ensino obrigatório.
A educação brasileira, não é a única a passar por testes definidos como “indicadores externos”, como a prova Brasil, ENEM, ENADE, PISA e SAREP, esses avaliam as competências e habilidades, descobrindo assim o que é necessário para tentar resolver os problemas estruturais do sistema. Como tudo o país ainda não dispõe de um sistema de ensino competente e qualificado, mas há explicações para a falta de um sistema educacional eficiente. Há uma carência de professores interessados e qualificados; a uma descrição de classes sociais, muitas vezes a culturas de outros países.
Esses fatores causam um impacto devastador na estrutura e no sistema educacional. Mesmo com as varias pesquisas sobre os dispositivos da LDB, sempre haverá dúvidas sobre interpretar uma norma jurídica.
Brasil, país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, deixa uma enorme buraco no sistema existente no país. O