estrutura
Uma estrutura define do que um sistema é feito. É uma configuração de itens. É uma coleção de componentes ou serviços inter-relacionados. A estrutura pode ser uma hierarquia (uma cascata de relacionamentos um-para-vários) ou uma rede contendo relacionamentos vários-para-vários.
O projeto da estrutura segue as seguintes etapas:
4.1 Escolha de uma configuração geral - desenho da trama das malhas.
4.2 Determinação da altura da treliça e do espaçamento entre banzos (módulo).
A relação entre vão efetivo e a altura da treliça deve ser menor ou igual a 20. Entende-se por vão efetivo a distância entre os pontos de momento fletor nulo. A relação vão efetivo/altura da malha pode ser aumentada radicalmente na medida em que se evolui de:
- estruturas planas suportadas nos cantos;
- estruturas planas perimetralmente suportadas;
- estruturas em arco;
- domos de malha singela;
- domos de malha dupla.
Assim, adiciona-se valor estrutural a treliça ao se adicionar curvatura, principalmente quando se projeta um grande vão.
O módulo e altura da malha são interdependentes. A altura é determinada em função das exigências da arquitetura, do vão e das cargas impostas. Freqüentemente, nas treliças de trama formada por quadrados se utiliza a relação 1:1,414, o que significa que as diagonais formam um ângulo de 45° com os planos das malhas, resultando em comprimento nominal igual para banzos e diagonais. Na vista projetada o ângulo apresenta uma rotação e torna-se 54,7354º.
Algumas sugestões de projeto para