Estrutura F Sica C 19
A unidade de clínica médica da c-19 da Casa de Saúde de Campinas é composta por doze quartos, sendo onze deles com dois leitos cada um, os mesmos possuem banheiro com vaso, pia e chuveiro, todos com distância de um leito para o outro de acordo com a RDC 50, e um quarto suíte contendo um leito, possuindo, também, banheiro com vaso, pia e chuveiro.
Todos os quartos são equipados com mesas para alimentação, poltronas, televisores, armários para guardar objetos pessoais, suportes para soro e frigobares. Na cabeceira de cada leito encontra-se campainha de emergência e saídas de oxigênio e ar comprimido.
O posto de enfermagem é pequeno, possuindo bancada para preparação de medicações, caselas para guarda de medicamentos, armários embaixo da bancada para guardar alguns materiais como: caixas de luvas, mascaras, toucas, frasco para exames, bandejas, abaixadores de língua, lanterna, balança, entre outros. Armários com roupas de cama e banho, compressas descartáveis, forros impermeáveis, impressos diversos, estetoscópio e esfigmomanômetro e mais. Ainda no posto de enfermagem, encontramos um espaço com pia para lavagem das mãos, lixos comum e infectante.
O corredor é de aproximadamente dois metros de largura com extintores de incêndio e carrinho de emergência. Neste ambiente, ainda, pudemos notar a ausência de corrimões nas paredes, conforme RDC 50 preconiza, estes deveriam ter altura de 80 a 92 cm do piso com finalização curva, ou bate macas para mesma função.
As portas de entrada para os quartos, são de madeira e com abertura para dentro, estando em desacordo com as normas da RDC 50, que indica a abertura para fora, a fim de não empurrar o paciente eventualmente caído atrás da porta. As janelas não possuem telas de proteção.
A sala de espera com sofá, cadeiras, mesas para prescrições medicas e de enfermagem e uma pequena prateleira onde são guardados os prontuários dos pacientes, estão totalmente fora dos padrões exigidos.
De acordo