Estrutura TCC
ESCOLA TÉCNICA POLIVALENTE DE AMERICANA
Profª Edna Nogueira Ardito
Profª Irene Teresinha Valadares
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO TÉCNICO CIENTÍFICO:
Aplicação das Normas Técnicas da ABNT
Americana
2009
1 ESTRUTURA DO TCC
Figura 1: Estrutura do TCC
2 RESUMO
O resumo deve explicitar: objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
Resumo na língua vernácula: deve conter de 150 até 500 palavras em um único parágrafo e deve ser composto de uma seqüência de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos, a conjugação verbal deve ser na 3ª pessoa singular na voz ativa (Severino, 2007 e ABNT NBR 6028:2003).
O resumo em língua estrangeira é o texto do resumo vertido para língua estrangeira. O resumo na língua inglesa chama-se abstract, na língua francesa, resumé, e em espanhol, resumen (Severino, 2007 e ABNT NBR 6028:2003).
As palavras chaves devem constar abaixo do resumo, sucedida por dois pontos, e as palavras devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
3 SUMÁRIO
A subordinação dos itens deve ser apresentada na mesma tipografia, alinhados na margem do indicativo mais extenso. Os números das páginas e os pontinhos que os ligam as seções devem ser fonte arial, tamanho 12 e normal.
4 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
Os elementos da estrutura do TCC devem ser apresentados da seguinte forma:
a) Sem títulos e sem indicativos numéricos: - capa, - folha de rosto, - dedicatória, - epígrafe.
Estes, não devem ser especificados nas páginas respectivas (ABNT NBR 14724:2005 5.3.4).
b) Com títulos e sem indicativos numéricos: - agradecimentos, - resumo na língua vernácula, - resumo na língua estrangeira, - lista de ilustrações, - lista de tabelas,