Estrutura organizacional
As decisões para se chegar ao modelo estrutural mais adequado em uma organização devem levar em consideração os fatores que o influenciam. O fator humano (dimensão da organização), o fator ambiente externo, o fator sistema de objetivos e estratégias e o fator tecnologia são alguns desses fatores.
O fator humano ou dimensão da organização medida em quantidade de empregados, diz respeito principalmente sobre a especialização, departamentalização e grau de formalização.
O fator ambiente não está relacionado apenas a uma estratégia inicial à época do nascimento da empresa, mas também à avaliação contínua das constantes mudanças no ambiente relevante da empresa e o efeito dessas na sua estrutura organizacional. O ambiente por ser simples e estável ou complexo e dinâmico. O melhor modelo para estruturar uma organização vai depender muito do ambiente, por exemplo, quanto mais estável o ambiente, mais apropriado é o modelo mecanicista, porém as organizações mecanicistas não reagem bem a ambientes caracterizados pela globalização da concorrência, portanto o modelo orgânico e as suas estruturas descentralizadas e horizontais combinam melhor com ambientes complexos e dinâmicos.
O fator estratégia tem influência na estrutura organizacional à medida que, quando os objetivos e estratégias estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa.
O fator tecnológico é o conjunto de conhecimentos que são utilizados para operacionalizar as atividades na empresa para que seus objetivos possam ser alcançados. A tecnologia influencia as estruturas organizacionais e que o desempenho da organização estava relacionado com o ajuste existente entre a tecnologia e a estrutura.
2. Qual a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?
A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de