Estrutura organizacional
- Definição
A Estrutura Organizacional é uma ferramenta administrativa resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos meios das empresas, buscando os resultados planejados. Em outras palavras, as atividades da empresa devem estar alinhadas corretamente, identificadas e ordenadas, assim como os recursos utilizados e o administrador deve somente tomar decisões em seu campo de ação, definindo assim os níveis de alçada.
Por meio da Estrutura Organizacional são formalizadas as relações entre as pessoas de uma organização, por meios de ligações de dependência e de cooperação.
- Administrador
Para se obter êxito, além de administrar e organizar corretamente uma empresa, o administrador tem algumas funções que necessitam ser cumpridas. São elas:
• Planejamento da Empresa: através dos objetivos e metas esperadas;
• Direção da Empresa: através de motivação, coordenação e liderança das atividades;
• Controle da Empresa: através de avaliações, feedbacks e acompanhamentos dos resultados.
- Estruturas
Geralmente criado para facilitar a compreensão da estrutura, o Organograma, permite a rápida visualização dos diversos órgãos componentes da estrutura.
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e Informal.
• Estrutura Formal: É uma estrutura planejada e formalmente representada(organograma), reconhecida juridicamente de fato e de direito, podendo crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização:
Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades;
É estável
Esta na estrutura
Líder formal
• Estrutura Informal: é espontâneo, desenvolve através das necessidades pessoais e grupais dos empregados (interação social das pessoas: comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais).
Está nas pessoas.
Sempre existirão.
A autoridade flui na maioria das vezes na