Estrutura organizacional
A estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas.
Os seis elementos básicos da estrutura organizacional são: * A especialização do trabalho. * A departamentalização. * A cadeia de comando. * A amplitude de controle. * A centralização e descentralização. * E a formalização.
A Especialização do Trabalho: define-se como um grau em que as tarefas na organização são subdivididas em funções separadas.
Vantagem é que o empregado tem praticidade na função que exerce e com isso aumenta a produção. Desvantagem é que o empregado fica limitado na função que exerce, pratica movimentos repetitivos e não exerce outras funções.
Departamentalização: é a base em que as tarefas são agrupadas. Vantagem: é a obtenção de eficiência ao colocarem especialista juntos. Facilita a coordenação de resultados.
Desvantagem: exige mais empregado e pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicadas de atividades nos vários grupos de produtos.
Cadeia de comando: é uma linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo, determinando quem se reporta a quem na empresa.
Vantagem: É que o subordinado deve ter apenas um superior a quem se reportar.
Desvantagem: Se a unidade de comando quebrar o empregado pode ter de enfrentar demandas ou prioridades conflitantes vindas de diferentes chefias.
Amplitude de controle: é o numero que cada administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia.
Vantagem: é que quanto maior a amplitude mais eficiente será a organização
Desvantagem: amplitude pequena é onerosa por aumentar os escalões da administração, a comunicação vertical na empresa mais complicada, amplitude de controle pequena estimula uma supervisão rígida, dissimulando a autonomia dos subordinados.
Centralização e descentralização
O termo centralização: se refere ao grau em que o processo decisório esta concentrado em um único ponto da