Estrutura madeira
ARQUITETURA E URBANISMO – FAMETRO – 6° PERÍODO
1° Qual a importância do controle de umidade em peças de madeira. Qual o valor máximo aceitável?
R – É importante devido as seguintes situações:
- Redução da movimentação dimensional;
- Melhorar o desempenho quanto aos acabamentos com tintas, vernizes entre outros.
- Redução na probabilidade de ataques por fungos;
- Aumento da resistência e elasticidade da madeira;
A umidade máxima permitida pela norma é 12%
2° Explique o que é densidade da madeira, faça comparações em termos de peso próprio entre a densidade da madeira, concreto e aço:
A densidade representa a relação do peso próprio do material pela relação de volume.
Concreto: 2500 kg/m³
Madeira: 500 kg/m³
A norma brasileira apresenta duas definições de densidade a serem utilizadas em estruturas de madeira: a densidade básica e a densidade aparente. A densidade básica da madeira é definida como a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado e pode ser utilizada para fins de comparação com valores apresentados na literatura internacional. A densidade aparente é determinada para uma umidade padrão de referência de 12%, pode ser utilizada para classificação da madeira e nos cálculos de estruturas.
3°Explique o comportamento da madeira quando submetida a esforço de compressão. Qual a relação entre as compressões paralelas e normais?
R – A compressão na madeira pode ocorrer segundo três orientações: paralela, normal e inclinada em relação às fibras. Quando a peça é solicitada por compressão paralela às fibras, as forças agem paralelamente ao comprimento das células. As células reagindo em conjunto conferem uma grande resistência da madeira à compressão. No caso de solicitação normal ou perpendicular às fibras, a madeira apresenta resistências menores que na compressão paralela, pois a força é aplicada na direção normal ao comprimento das células, direção na qual