Estrutura do tcc
Projeto bastante solicitado como “trabalho” nos cursos técnicos e de Engenharia para a disciplina de Eletrônica Digital.
A base de tempo para este relógio é a freqüência da rede de energia de 60 Hz, tal qual ocorre com os relógios desse tipo.
O circuito CI3 (4518) ligado ao CI2 (4081) gera um pulso a cada segundo.
O transistor ligado ao pino 14 de CI3 tem por função acionar o ponto decimal do display de unidades (1) da contagem de horas. A finalidade de CI4 (4518) é gerar um pulso a cada 60 segundos, e CI5 ressetará o CI4 de modo a enviar um pulso por minuto a esse componente.
Depois de 59 minutos CI7 ressetará o CI6 e, com isso, teremos o envio de um pulso para CI8 e ao mesmo tempo, o display 2 mostrará o número 1 indicando que se passou 1 hora.
O CI9 envia um pulso positivo à entrada de CI14 (4017), que funciona como calendário semanal.
O ajuste do dia da semana é feito no pino 14.
O display 1 fica apagado até as 9:59. Das 10:00 às 00:00 ele se manterá aceso.
Temos dois ajustes: um para os minutos e outro para as horas através dos interruptores de pressão correspondentes.
O circuito integrado CI1 da fonte de alimentação de 9 V - deve ser dotado de um dissipador de calor.
O transformador tem secundário de 12 + 12 V com 500 mA, e os displays são de catodo comum.
Se, no sincronismo pela rede de energia, houver tendência a acionamento errático devido à presença de transientes e surtos (o relógio adianta), aumente o valor do capacitor de 47 nF junto aos pinos 1 e 2 de CI2.
Comentário:
Este é um tipo de projeto bastante solicitado como “trabalho” nos cursos técnicos e de Engenharia para a disciplina de Eletrônica Digital. Nele, pode-se aplicar diversos conceitos básicos como a divisão por n, a contagem de pulsos, o funcionamento de decodificadores e displays, e os circuitos de clock.
O circuito mostrado é clássico, exceto por alguns recursos acrescentados pelo autor. Fica, no entanto, a base que