Estrutura do TCC
1) PARTE PRÉ-TEXTUAL – Identificação e Resumo
2) PARTE TEXTUAL – Introdução,Problema,Hipótese,Justificativa,Objetivos,Metodologia,Cronograma / Fluxograma, Recursos necessários, Resultados, Discussões e Considerações Finais (conclusão).
3) PARTE REFERENCIAL – Anexos, Apêndices e Bibliografia
I. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1) Capa (obrigatório;
2) Contra-capa (opcional);
3) Folha de Aprovação (obrigatório;
4) Dedicatória (opcional);
5) Agradecimento (opcional);
6) Epígrafe - (opcional); Epígrafe é um título ou frase curta, que se apresenta no início de uma obra.
7) Resumo em Língua Vernácula (obrigatório); Elemento obrigatório, constituído por um único parágrafo conciso e objetivo, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.
8) Resumo em Língua Estrangeira (opcional);
9) Sumário (obrigatório).
II. ELEMENTOS TEXTUAIS
Parte do trabalho em que é exposto o conteúdo do trabalho.
1) Introdução (obrigatório; É a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como foi elaborado: problema, hipótese, objetivos, justificativa e métodos.
2) Desenvolvimento (obrigatório); Parte principal do texto, descrevendo com detalhes as etapas do trabalho. Fluxograma do processo e cronograma de atividades.
3) Resultados obtidos (obrigatório); É a síntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
4) Conclusão / Considerações Finais (obrigatório); Confrontação dos resultados obtidos com os objetivos estabelecidos. Sinalização de possível continuidade da pesquisa. O autor poderá manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, bem como sobre o seu alcance, sugerindo novas abordagens a serem consideradas em trabalhos semelhantes. Na conclusão, o autor deve