Estrutura Do Ativo
O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui, o ativo ele que é dividido em três partes, conforme a lei legislativa.
Ativo Circulante: Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de um ano, dentro do ativo circulante encontramos as sequintes contas: Caixa, Bancos e Duplicatas a Receber entre outras.
Realizavel Longo Prazo: Ativos recebidos após um ano, ativo realizável a longo prazo se encontra as contas controladas.
Permanente: È o ativo de utilização da empresa que não está disponível para venda
Realizar um ativo significa, transformar esse bem ou direito em uma receita, em dinheiro. Os ativos representam na empresa a aplicação dos recursos realizados, ou seja, compra de um imóvel vai para o ativo imobilizado, foi um investimento onde se aplicou um recurso, por isso é destinado ao ativo. A análise do ativo deve ser feita de modo a ser observado onde está a maior parte da aplicação se em ativo realizável a curto ou longo prazo, para grandes tomadas de decisões. Para a empresa quanto maior o volume de liquidez melhor, pois isso dá retorno rápido em questão de dinheiro, dentro do ativo duplicatas a receber e estoque de mercadorias são os mais relevantes. O grupo do imobilizado representa os recursos que permanecem por maior tempo na empresa.
Estrutura do Passivo
Passivo – são as dívidas e obrigações que a empresa possui.
Pode ser dividido em 3 grupos- circulante , exigível a longo prazo e patrimônio líquido.
Sendo circulante – obrigações com terceiros a curto prazo (dentro de 1 ano);
Exigível à Longo Prazo - obrigações com terceiros a curto prazo (mais de 1 ano); Patrimônio Liquido – recursos de propriedade dos sócios que permanecem para uso da empresa.
O passivo é considerado a origem dos recursos, sendo o oposto de ativo, então pode se inferir que a origem vem do passivo e se aplica no ativo.
Podemos considerar então que Recursos de terceiros são – passivo circulante e não circulante exigível a