Estrutura de um relatório técnico
2- FOLHA DE ROSTO: É a principal fonte de identificação do relatório, devendo conter as seguintes informações: nome do autor; título; subtítulo (se houver); natureza do trabalho acadêmico; área de concentração; nome completo do orientador; local e datada conclusão do trabalho.
3- SUMÁRIO: Consiste da relação dos capítulos e seções do trabalho na ordem em que aparecem no relatório. É desnecessário em obras pouco extensas ou pouco divididas. O sumário pode ser apresentado conforme as seguintes prescrições:
- Localizado após a folha de aprovação do orientador
- Apresenta para cada capítulo ou seção os seguintes dados:
(A) Título do capítulo ou seção com mesmo fraseado
(B) Numero da página inicial do capítulo da seção, ligado ao título por uma linha.
4- TEXTO: A redação deve ter um tratamento objetivo e impessoal, empregando, preferencialmente os verbos na conjugação da terceira pessoa, evitando-se referência pessoal. Deve ser mantida a uniformidade de tratamento em todo o trabalho É importante que haja consistência na apresentação, mantendo-se um padrão uniforme em todas as frases do trabalho. A objetividade e clareza são características dos trabalhos científicos. Isso é conseguido empregando-se frases curtas que incluem apenas um pensamento. Por outro lado, frases que tratam de um mesmo aspecto devem ser reunidas em um único parágrafo. O texto é formado pelos seguintes itens:
4.1- Introdução:
Parte inicial do texto, em que devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
4.2- Desenvolvimento:
Parte do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema. Como todos os trabalhos científicos, a organização