Estrutura De Madeiraa
As estruturas de telhado com madeira são executadas no Brasil desde o período colonial e ainda são intensamente utilizadas nos mais variados tipos de projeto. Esta técnica tipicamente artesanal pode e deve ser modernizada visando os anseios de uma construção civil industrializada.
AS PARTES DE UM TELHADO
Cada tipo de telhado é composto por partes próprias. Para fazer a armação do telhado é preciso que a madeira seja serrada em pedaços padronizados. Os tipos usados são as vigas, terças, treliças, caibros, ripas, tesouras, cantoneiras e escoras. Essas estruturas servem para dar o apoio às telhas.
TIPOS DE MADEIRA
Existem várias madeiras que podem ser utilizadas na construção da estrutura dos telhados. Indica-se que a madeira empregada seja proveniente de reflorestamento, além de passar por processo de tratamento definido pela norma NBR 7190 (isso garante que a madeira não receberá nenhum tipo de manutenção nos primeiros cinco anos). As espécies mais usuais atualmente são o pínus e o eucalipto.
Quando essas espécies passam pelo processo de osmopressurização, se tornam tão resistentes quanto madeira de lei. Algumas regras são fundamentais, pois a madeira deverá estar colhida há bastante tempo, deverá estar bem seca, isenta de brancos, carunchos e brocas, sem nós e fendas. MANUTENÇÃO E
DURABILIDADE
Por ter características naturais, a madeira sofre com a ação do tempo, que ocasiona torções, empenamentos e rachaduras. A madeira nobre dura mais de 100 anos.
Sem a manutenção devida, ela vai escurecendo. Se passou por todo o processo de tratamento inicial necessário, consegue manter o aspecto natural. Seja na área interna ou externa, a durabilidade é a mesma. A aroeira é a madeira mais nobre e resistente que existe; mesmo sem diversos processos de manutenção, ela mantém a durabilidade.
CUSTOS
Em uma construção, uma das partes mais difíceis de fazer é o telhado, além de ser um dos itens mais caros da obra.
Por conta do uso da laje, o