Estrutura de Estradas
R: O sistema brasileiro apresenta três tipos de sistemas, dos quais são:
Arterial: cuja função principal é dar mobilidade ao tráfego
Coletora: cuja função é mista para dar mobilidade e acesso
Local: cuja função principal é de acesso
2- O sistema arterial tem a finalidade de prestar quais tipos de serviços?
R: O sistema de artérias deve oferecer o máximo de velocidade de operação em jornadas máximas, representando um mínimo de necessidade de acesso às propriedades particulares.
3- Qual a função do sistema coletor.
R: O sistema de coletoras, exercendo dupla função, deve oferecer condições intermediárias de velocidade de operação, em jornadas médias, com média necessidade de acesso às propriedades particulares.
4- Fale sobre as principais características do sistema local.
R: O sistema local deve dar máxima condição de acesso às propriedades particulares e representa o mínimo de jornada e de velocidade de operação.
5- Quais são os tipos de terreno onde se pode construir uma rodovia no pais? Caracterize cada um deles.
R: Os tipos de terrenos são: planos, ondulados e montanhosos e escarpada.: Plano- desníveis de aproximadamente 8%. Ondulado – declividade de 8 a 20%. Montanhosos – desníveis maiores que 20%. Escarpas – desníveis bem superiores a 20%.
6- Para cada tipo de relevo existe uma situação condicionante (distancia de visibilidade, dificuldade de construção, custo elevado de execução de obras, volumes de corte e aterros).
R: Relevo Plano - a condição em que as distâncias de visibilidade permitidas pela geometria da rodovia podem resultar bastante longas sem que para isso se incorra em maiores dificuldades construtivas ou custos mais elevados.
Na região ondulada precisam de um grande número de aterros e cortes devido declividades naturais do terreno. Acontecem poucas declividades acentuadas no terreno.
Em regiões montanhosas, o