Estrutura Cristalina
Policristalinos
Monocristalinos:
constituídos por um único cristal em toda a extensão do material, sem interrupções.
Todas as células unitárias se ligam da mesma maneira e possuem a mesma direção. Os monocristais existem na natureza mas também podem ser fabricados artificialmente em ambiente controlado.
Policristalinos:
constituído de vários cristais ou grãos, cada um deles com diferentes orientações espaciais.
Os contornos de grão são regiões separando cristais de diferentes orientações em um material policristalino.
PLANOS E DIREÇÕES
CRISTALOGRÁFICAS
Por que são importantes? Para
a determinação da estrutura cristalina
Os métodos de difração medem diretamente a distância entre planos paralelos de pontos do reticulado cristalino. Esta informação é usada para determinar os parâmetros do reticulado de um cristal.
Os métodos de difração também medem os ângulos entre os planos do reticulado. Estes são usados para determinar os ângulos interaxiais de um cristal.
Para
a deformação plástica
A deformação plástica (permanente) dos metais ocorre pelo deslizamento dos átomos, escorregando uns sobre os outros no cristal. Este deslizamento tende a acontecer preferencialmente ao longo de planos direções específicos do cristal.
Direções nos Cristais a, b e c definem os eixos de um sistema de coordenadas em 3D.
Qualquer linha (ou direção) do sistema de coordenadas pode ser especificada através de dois pontos: · um deles sempre é tomado como sendo a origem do sistema de coordenadas, geralmente (0,0,0) por convenção; Direções da Célula Unitária
Exemplo:
Determine os Índices de Miller das direções A, B e C da figura abaixo:
FAMÍLIA DE DIREÇÕES
Para algumas estruturas cristalinas, várias direções não paralelas com índices diferentes são, na realidade, equivalentes; isto significa que o espaçamento entre os átomos ao longo de cada direção é o mesmo.