Estrutura cristalina
Júlio César de Freitas Almeida
Estrutura cristalina
Os materiais sólidos podem ser cristalinos ou amorfos. O conceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica.
As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, metais e a maior parte dos minerais.
As moléculas das estruturas cristalinas podem possuir dois tipos de ligações, as direcionais, em que se incluem as covalentes e dipolo-dipolo e as não-direcionais em que estão as ligações metálica, iônica, van der Walls.
As estruturas cristalinas são formadas por células unitárias que são sua unidade básica, pois constituem o menor conjunto de átomos associados encontrados numa estrutura cristalina.
Há sete tipos de sistemas cristalinos que abrangem as substâncias conhecidas pelo homem: Cúbico: em que todos os ângulos são iguais a 90º Tetragronal: em que todos os ângulos são iguais a 90º Ortorrômbico: em que todos os ângulos são iguais a 90º Monoclínico: em que há dois ângulos iguais a 90º e dois ângulos diferentes de 90º Triclínico: em que todos ângulos são diferentes e nenhum é igual a 90º Hexagonal: em que dois ângulos são iguais a 90º e um ângulo é igual a 120º Romboédrico: em que todos os ângulos são iguais, mas diferentes de 90º.
Para cada possível localização dos átomos, íons ou moléculas em determinados pontos, há uma classificação das estruturas cristalinas em redes de Bravais. Assim, pode-se representar por uma tabela com os dados de uma das sete classificações acima, de acordo com o material escolhido.
É característica dos elementos metálicos a transformação de líquido para sólido, adquirindo aspecto de estruturas densas, como a cúbica de corpo centrado.
Quando o mesmo elemento ou composto químico apresenta diferentes formas cristalinas de