Estrstegia da riachuelo

494 palavras 2 páginas
Entrando em um mercado atravÉs da exportação direta ou indireta[->0]

A exportação é a saida de bens, produtos e serviços, além das fronteiras do país de origem, é a via tradicional para se envolver no mercado internacional.
A exportação pode ser caracterizada como 'direta' e 'indireta'. A exportação direta ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo. É a operação em que o produto exportado é faturado diretamente pelo próprio produtor ao importador. Este tipo de exportação exige que a empresa possua conhecimento relativo ao imenso processo de exportação, em toda a sua linha de expansão.

Exportação indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente. Este tipo de exportação possui duas vantagens:

• Primeiro por envolver menos investimento: a empresa não precisa desenvolver um departamento de exportação, treinar uma força de vendas no exterior, nem um conjunto de contatos internacionais.
• Segundo por envolver menos riscos: os intermediários trazem know-how e serviços ao relacionamento, fazendo com que sua empresa cometa menos erros.

O Papel do Licenciador

O processo se dá através da emissão de autorização para uma empresa externa para utilizar-se de um processo produtivo, marca registrada, patente, segredo comercial ou qualquer outro item de valor, sob a condição do pagamento de uma taxa, ou royalty. O licenciador consegue entrada em um novo mercado bom baixíssimo risco, o licenciado conquista a expertise da produção de um produto e/ou marca bastante conhecidos. que dá andamento nos tramites legais, para que os produtos cheguem ao destino de origem.

Para Kolter e Keller (2006), o papel do licenciador é de extrema importância, é ele que dá andamento nos tramites legais, para que os produtos cheguem ao destino de

Relacionados