Estresse ocupacional
louise faé alves pereira pinto fontes silvanio ribeiro da silva wendel silvestre de oliveira
ESTRESSE OCUPACIONAL
O Mal nas Organizações
Arapiraca
2014
louise faé alves pereira pinto fontes silvanio ribeiro da silva wendel silvestre de oliveira
ESTRESSE OCUPACIONAL
O Mal nas Organizações
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Modelos de Gestão e Relações Interpessoais, Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho, Ergonomia Industrial e Metodologia Científica].
Professores: Elisete Zanpronio, Alfredo Ribeiro, Fábio Henrique Ribeiro e Rodrigo Trigueiro.
Arapiraca
2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de analisar os efeitos do estresse no trabalho, definindo suas causas e a vulnerabilidade do ser humano a esses efeitos, tanto fisiológicos como emocionais no ambiente de trabalho e também fora dele, tal fato está relacionado a uma carga excessiva de trabalho mental. Por outro lado, o desenvolvimento dos países vêm impulsionando o homem a uma necessidade de produzir mais e em algumas situações competindo com máquinas. Desta forma o profissional é submetido a uma pressão constante que pode apresentar o sofrimento psíquico, principalmente quando ele acha que é “impotente” por não conseguir um desempenho esperado na sua atividade profissional.
O estresse poderá levar o trabalhador ao desgaste profissional, resultando na perda do interesse pelo trabalho, nesse caso, o papel dos profissionais interdisciplinares da empresa seria de grande importância ao incorporar estratégias que possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos empregados, como a remuneração adequada, promoção do desenvolvimento social e a