Estratégias competitivas
Segundo Michael Porter, existem cinco forças competitivas agindo no mercado:
1. Ameaça de novos concorrentes;
2. Pressão de produtos substitutos;
3. Poder de barganha dos compradores;
4. Poder de barganha dos fornecedores;
5. Rivalidade entre concorrentes.
Em contrapartida, Porter, elaborou três estratégias competitivas genéricas para se manter uma posição dentro do mercado(à longo prazo):
1. Custo: tem o preço como atrativo para o consumidor, para isso amplia o volume de produção e minimiza gastos(propaganda, pesquisa e desenvolvimento, etc.);
2. Diferenciação: busca criar diferenciais para o consumidor, por meio de investimento na imagem da empresa;
3. Foco: oferece algo único aos clientes, escolhe um alvo restrito e procura atender as suas necessidades específicas.
A Ypê, faz uso de várias medidas referentes a competitividade, principalmente referentes a diferenciação, sugerida por Porter. A imagem, é um quesito no qual a empresa investe muito.
Eles são reconhecidos como uma empresa ecofriendly, ou seja, respeitam o meio ambiente. Desde 2010, se comprometerão a plantar pelo menos 100 mil árvores. Desde dentão já foram 350 mil árvores plantadas, em parceria com o SOS Mata Atlântica. Suas embalagens são sustentáveis, seus parques industriais arborizados, fazem uso de água da chuva em alguns processos industriais, tratamento de afluentes e tem parceria com instituições em diversos segmentos.
O investimento com publicidade também tem sido significativo. Garotas propagandas de grande apelo popular têm sido usadas. Entre elas estão Suzana Vieira, Daniela Mercury e o casal de atores Nicette Brunno e Paulo Goulart. Os resultados tem sido satisfatórios.
Tais medidas, aliadas a fama da Ypê por prezar pela qualidade e pela inovação, tem estabelecido a mesma como uma empresa de grande competitividade e garantido um lugar confortável entre as maiores e mais fortes empresas do ramo, e como uma das 40 maiores do