Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura
LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 60-71, maio/ago. 2002.
No artigo “Estratégia de busca na recuperação da informação”, Ilza Leite Lopes define estratégia de busca como “uma técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados” e faz uma revisão de literatura na área destacando a conclusão das pesquisas dos diversos autores que discorreram sobre estratégia de busca desde a década de 1970, como Bourne, Harter, Fidel, Bates, Spink e Saracevic, entre outros.
Em suas pesquisas, os autores apontam as diferenças no planejamento da estratégia de busca entre intermediários e usuários; mostra as dificuldades que cada um tem na recuperação da informação; apresenta parâmetros para a entrevista com o usuário; manual de treinamento para os usuários e intermediários; investigam técnicas de planejamento de estratégia de busca; entre outros.
Neste contexto, a autora desta que “o processo de busca continua apresentando um fator de dificuldade que ainda não foi minimizado pelas novas tecnologias disponíveis”.
Em sequencia, define sete etapas no planejamento das estratégias de busca: 1, discussão do tópico geral da pesquisa; 2, conhecimentos básicos sobre os instrumentos de busca; 3, formulação “provisória” da estratégia de busca; 4, compreensão da lógica dos conjuntos de termos; 5, interdisciplinaridade; 6, eliminação de termos; 7, especificação dos parâmetros relevantes para a execução da busca.
A partir da revisão de literatura realizada conclui que “o planejamento da estratégia de busca obedece a padrões mínimos para consecução de seus objetivos, ou seja, o alcance de resultados finais satisfatórios para os usuários da informação”.