Estrategiaoceanoazul

2932 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO

“Para melhorar a consistência do nosso sucesso, precisamos estudar nossas ações que fizeram diferença positiva e aprender a repetir a mesma ação de maneira sistemática. Isso é o que chamamos de fazer movimentos estratégicos inteligentes, e descobrimos que o movimento estratégico mais importante é criar oceanos azuis”.

Oceanos vermelhos:
Os oceanos vermelhos representam todos os setores hoje existentes. É o espaço do mercado conhecido. As fronteiras setoriais são definidas e aceitas, e as regras competitivas do jogo são conhecidas. Aqui, as empresas tentam superar suas rivais para abocanhar maior fatia da demanda existente. À medida que o espaço de mercado fica cada vez mais apinhado, as perspectivas de lucro e de crescimento ficam cada vez menores. Os produtos se transformam em commodities e a “briga de foice” ensanguenta as águas, dando origem aos oceanos vermelhos. Nos oceanos vermelhos temos um querendo superar o outro através de, por exemplo, concorrência de preço. Com a oferta ultrapassando cada vez mais a demanda, a competição por uma fatia de mercados em contração, embora necessária, não será suficiente para sustentar altos níveis de desempenho.

Oceanos azuis:
As empresas precisam ir além da competição. Os oceanos azuis são caracterizados por mercados ainda inexplorados, pelo crescimento altamente lucrativo e pela criação de demanda. Nos oceanos azuis a competição é irrelevante, pois as regras do jogo ainda não estão definidas. Embora alguns oceanos azuis sejam desbravados além das atuais fronteiras setoriais, a maioria se desenvolve dentro dos oceanos vermelhos, mediante a expansão de fronteiras setoriais vigentes, como fez, por exemplo, o Cirque du Solei.

O que diferencia de maneira consistente as empresas do oceano azul e do oceano vermelho são as maneiras de cada uma encarar a estratégia de negócios. As empresas do oceano vermelho se empenham em vencer a concorrência por meio da por meio da observação das iniciativas de suas

Relacionados