Estrategia e Empregabilidade
Nesse trabalho, abordamos assuntos relacionados ao cotidiano estrutural do RH citados resumidamente sobre o que é RH, seus sistemas e a necessidade do entendimento sobre o conteúdo de Estratégia e Empregabilidade.
ESTRATÉGIA DE RH
A finalidade estratégica do RH é integrar as políticas, objetivos e procedimentos dentro da organização, com intuito de influenciar o desempenho de seus colaboradores, desenvolvendo métodos para alcançar os resultados de cada departamento na organização simultaneamente os objetivos pessoais dos seus colaboradores.
A base do sistema de recursos humanos é uma avaliação da complexidade gerada por um organismo individual ou coletivo, podendo ser social ou organizacional. Podemos remeter tal análise ao sistema organizacional da empresa, razão está que nos leva a interpreta-la como tendo uma cultura que assimila as bases fundamentais: a) filosofia administrativa; b) políticas de atuação; c) tradição e imagens; e d) processos Para que a estrutura de recursos humanos interaja dentro do sistema, devemos avaliar os subsistemas que a compõe.
Dados internos:
a) Filosofia empresarial;
b) Objetivos da empresa junto ao RH;
c) Políticas de RH.
Dados externos:
a) Atividade econômica;
b) Mercado de trabalho;
c) Tecnologia; e
d) Legislação.
Procedimentos:
a) Administração de cargos e salários;
b) Recrutamento e seleção de pessoal;
c) Treinamento e desenvolvimento profissional;
d) Avaliação de desempenho;
e) Administração participativa; e
f) Negociações.
Realização:
a) Integração de RH ao negócio; b) Força de trabalho motivada; c) Aumento da produtividade; d) Maior integração no trabalho; e e) Consecução dos objetivos de RH
Partindo da ótica desses subsistemas devemos analisar o funcionamento de