ESTRAT GIA DA MANUFATURA
NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESTRATÉGIA DA MANUFATURA
DISCIPLINA
EQUIPAMENTOS E INSUMOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MARCOS EDUARDO MORAES ALVES - 07912-557
ENGENHARIA CIVIL
3º ANO
GERENCIAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
(capítulo 2)
ESTRATÉGIA DA MANUFATURA
O termo estratégia da manufatura é um conceito bastante difundido no setor metal-mecânico, mas um tanto distante da terminologia e realidade do setor construção civil, principalmente em se tratando das pequenas e médias construtoras.
A construção civil no Brasil começou estruturada com a instituição de tendas de oficio no século passado. No inicio do século XX, a construção civil brasileira possuía a melhor e maior organização sindical do país com um grande pode de mobilização.
Portanto a construção civil brasileira sofreu um processo de desestruturação profissional ao longo do tempo. A partir da década de 90, a construção civil em todo o mundo vem sofrendo pressões dos vários setores econômicos e empresariais com a inserção de potencia competitivo da novas tecnologias de processo, busca de competitividade, o Brasil está entrando neste cenário competitivo em descompasso com as mudanças que já vinham ocorrendo deste os anos 70 e 80.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÀO: é necessário eliminar a distância entre os engenheiros e a mão-de-obra, visando maior integração dos processos, eliminando tempos mortos.
EFICÁCIA: uma gestão estratégica de custos para empresas de construção civil envolve toda a cadeia de valores, definindo o posicionamento estratégico da empresa no mercado.
FAZER CERTO DA PRIMEIRA VEZ: o principal erro que as empresas de pequeno e médio porte de construção civil cometem é a pretensão de verticalizar todas as fases da construção (concepção, projeto e execução).
ENVOLVIMENTO DE TODA EMPRESA NO PROCESSO: a composição de equipes multifuncionais dentro do canteiro de obras facilita a integração de processos através do entendimento da parte pelo todo.
DECISÕES PROATIVAS: a maioria dos problemas que ocorrem