Estoque
BARBARA TEIXEIRA, DANIEL FRANKLIN, PAULO EDUARDO, PIETRA MONALISA
TIPOS DE ESTOQUE
SÃO JOSÉ DA BARRA
2015
E.E. De Furnas Técnico em administração
BARBARA TEIXEIRA, DANIEL FRANKLIN, PAULO EDUARDO, PIETRA MONALISA.
TIPOS DE ESTOQUE
Trabalho a ser apresentando durante a aula de gestão de materiais de produção, sob orientação da Prof.ª Suzi.
SÃO JOSÉ DA BARRA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESTOQUE DE SEGURANÇA OU ISOLADOR 5
3 ESTOQUE DE CANAL 6
4 ESTOQUE DE CICLO 7
5 ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO 8
6 CONCLUSÃO 9
1 INTRODUÇÃO
Estoque é um termo utilizado no dia-a-dia de muitas empresas e representa, de forma geral, os produtos que estão armazenados para serem vendidos para os clientes. Dependendo do tipo de empresa (comércio, indústria ou prestação de serviço), o estoque pode apresentar diferentes características e formas de controle. Além disso, a decisão de manter produtos armazenados pode ser determinante para a estratégia de uma empresa.
O estoque participa do processo produtivo de uma empresa em diversos momentos. Quando uma empresa compra matéria-prima para produzir um produto, temos o estoque de matéria-prima. Durante o processo de produção, enquanto existem produtos que ainda não estão prontos, temos o estoque de produtos não acabados. Depois de prontos, os produtos passam a integrar o estoque de produtos acabados e podem ser vendidos para os clientes.
Em empresas de comércio, o estoque mais importante é o estoque de produtos acabados ou mercadorias. Geralmente, existem um ou mais fornecedores de produtos, de quem a empresa compra as mercadorias para revender a um preço maior para os seus clientes. Neste caso, saber comprar bem e em grandes quantidades (para conseguir um preço menor junto ao fornecedor), pode significar um lucro maior para o negócio. Assim, o controle do estoque de mercadorias passa a ser primordial para uma empresa de comércio.
Até mesmo em