Estoque
Os estoques só existem porque na maioria das vezes não se pode produzir e entregar os produtos no mesmo local e momento em que o consumidor deseja consumi-los. Além disso, a demanda é incerta, previsível em alguns casos, mas desconhecida em outros. Neste sentido, os estoques são considerados necessários a praticamente todas as atividades econômicas.
Quais os custos associados aos estoques? Qual a sua importância?
Custo da falta; este custo esta muito ligado ao nível de satisfação dos clientes, pois havendo falta de estoque para venda, o cliente poderá trocar de fornecedor. Sendo desta forma impossível mensurar o tamanho da perda.
Custo de pedir; esta muito ligado ao processo de emissão de pedidos em frequência mal controlada. Desta forma são geradas diversas atividades administrativas de forma desnecessária gerando custos excessivos.
Custos de manter em estoque. Ao manter estoques em excesso as empresas perdem a oportunidade de investimento do capital ali “parado”. Quanto falamos de estoque devemos levar em consideração as despesas do local – aluguel, iluminação, impostos, transporte interno, climatização, seguro, deterioração, obsolescência, pessoas e sistemas para controle e monitoramento.
O que é necessário para uma boa gestão de estoques?
Primeiramente conhecer o mercado em que se esta atuando. Traçar os estoques mínimos e de segurança de cada material para que se possa evitar a falta de matéria-prima, estreitar o relacionamento com os fornecedores, investir em TI e garantir rastreabilidade para evidenciar aos clientes o conceito de estoque bem administrado.
Os estoques são um bem ou um mal? Justifique sua resposta.
Na minha opinião os estoques bem administrados são um bem para as empresas e os mal administrados o inverso. Quanto deixamos de investir em outros fundos para lotar os armazéns estamos indo contra uma boa gestão.
Explique de que forma uma empresa pode reduzir suas necessidades de estoque.
As empresas