estimates na sociedade feudal resumo
Os Estamentos na sociedade feudal , eram parecidos com castas , avia uma divisão hierárquica de acupações que diziam ser sancionadas por Deus , cada um tinha que executar suas tarefas sem poder abandona-la ou trocar pala ocupação do outro.
Esses estados existiram na franca XVIIe eram divididos assim :
Primeiro estado , nobreza e exerciam atividades econômicas
Segundo Estado , o Clero , dispunha de alguns privilégios e gozava de certos direitos
Terceiro estado , era constituído do resto, todo aquele que não era nobre nem Sacerdote .
Um fato Curioso que durou ate a revolução francesa , e que a parte nobre do primeiro e segundo estado assentavam – se do lado direito do parlamento , e o terceiro estado formado do resto , assentavam – se a esquerda , dai onde se veio o nome dos partidos de `esquerda`.
As Castas
Muito comum na Índia , as castas são um sistema de estratificação social onde as pessoas não mudam de nível e nem podem exercer as atividades do outro ; quando nasce em uma casta de permanece nela para sempre .
Ela e baseada em critérios como ; hereditariedade , religião , profissão ou posição do individuo na sociedade.
Em 1949 foi oficialmente abolido na Índia, após 2500 anos de existência , mas continua existindo ate os dias de hoje ;
Existem castas como os ‘PARIAS’ ou intocáveis que ate ser tocado por sua sombra requer ritual de purificação . Ao contrario dos Promades considerados a casta mais pura . São inúmeras o numero de castas e ocupações hereditários , é exemplos como , barbeiro , oleiro e etc.
Também existe uma classificação entre puros e impuros , sendo elas a impureza adquirida com lavagens de roupas menstruadas ou roupas de parto , funerário que adquire a impureza dos mortos e etc. ; ou a impureza de nascença .
O maior ritual de purificação acontece no rio Ganges ; Também a vaca que é considerada sagrada produz purificação pois acredita-se que ela divide os homens superiores dos inferiores.