Estimando a velocidade de uma móvel com auxílio do efeito doppler
Ismael de Lima e Luciano Mentz
Resumo: O objetivo desse trabalho foi utilizar a aquisição de dados coletados em um computador para estimar a rapidez de uma fonte sonora acoplada a uma bicicleta em movimento. Para isso captamos o som com o microfone interno do notebook, analisamos o espectro de frequências do áudio gravado durante a aproximação e afastamento da bicicleta e, utilizando a equação do efeito Doppler, encontramos resultados plausíveis com a rapidez da fonte sonora.
Abstract: The aim of this study was to use the acquisition of data collected on a computer to estimate the speed of a bicycle attached to a moving sound source. For this we capture the sound with the internal microphone of the notebook, we analyze the frequency spectrum of the audio recorded during the approach and retraction of the bike and using the equation of the Doppler effect, we found plausible results with the speed of the sound source.
Introdução
O efeito Doppler é um fenômeno ondulatório muito conhecido por parte dos alunos do ensino médio devido a sua massiva presença no cotidiano. Dispositivos como o radar e os aparelhos de imagem por ultra-som, ou mesmo no simples fato de observar-se um veículo automotor aproximando-se ou afastando-se, são exemplos de grande valia para o professor na hora de motivar o educando durante o processo de ensino-aprendizagem. Outra ferramenta poderosa é o laboratório: fazer o aluno “colocar a mão na massa“ pode ajudar na significação dos conceitos relativos ao estudo da física ondulatória.
Propomos nesse trabalho estimar a rapidez de um móvel portador de uma fonte sonora mediante análise dos dados coletados por um notebook convencional. A fonte sonora escolhida e utilizada na geração das ondas sonoras no experimento foi um smartphone por ser um dispositivo de amplo uso – as vezes de maneira inapropriada e escondida - no meio escolar. Um computador que possua um