Estilos de musica no Brasil
Ritmo trazido ao Brasil no século XVI, de Angola e Congo.
Consiste na mais antiga referência a uma dança brasileira.
É realizado em círculo e dele participam não apenas os dançarinos, mas também os músicos e os espectadores.
Caxambu
É o batuque de negros do Estado de Minas Gerais. Assim como o batuque, é acompanhado de cânticos, constítuidos, em sua maioria, de versos emparelhados, que uma pessoa canta e outra responde.
Em Alguns lugares, recebe o nome de Jongo.
Congo
Encontrado no Espírito Santo, também é uma variante do antigo batuque. Os registros de tais formações no Estado datam de meados do seculo XIX. Instrumentos: tambores pequenos e grandes, com pele em uma ou ambas as extremidades, casacas, chocalhos e cuíca.
Samba
Evolução do batuque, tem origem na palavra africana "semba"
(umbigada). É praticado no Brasil inteiro.
Coco
De origem alagoana, é a dança das pessoas humildes, sem condições de ter um instrumento, que possuem apenas as mãos para marcar o ritmo. Os intrumentos, quando os há, são: bombo, caixas, timbrel ( pandeiro sem a pele), chocalhos e outros.
Bumba-Meu-Boi
Dança dramática, de origem portuguesa, que narra um episódio envolvendo o escravo Pai Francisco, que rouba e mata um boi para que sua mulher grávida, com desejo, possa comer sua lingua. O coronel descobre o crime, coloca Pai Francisco na cadeia e ameaça matá-lo, caso não compre outro boi premiado. Os pajés e os doutores são chamados e, depois de uma pajelança, ressucitam o boi e todos dançam de alegria para comemorar. Também conhecido como boi-bumbá (PA) e boi-de-mamão (SC), entre outros.
Forró
O termo talvez seja uma corruptela do inglês "for all", que se escrevia em grande tabuleta nos canteiros de obras chefiados por ingleses ou americanos, no Nordeste dos anos 30, indicando que a festa recreativa era para todos. Pesquisadores nacionalistas, no entanto, alegam que sua origem vem do termo "forrobodó", que na verdade não deixa de