Pesquisadores brasileiros na oceania
456 palavras
2 páginas
Introdução A Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, possui as maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta e de recursos minerais e energéticos incalculáveis. Ao longo das últimas décadas, importantes observações científicas, dentre as quais, as relativas à redução da camada protetora de ozônio da atmosfera, à poluição atmosférica e à desintegração parcial do gelo na periferia do continente, evidenciaram a sensibilidade da região polar austral às mudanças climáticas globais. A pesquisa científica da região austral, na qual o Brasil entrou desde o final do século XIX, é de grande importância para o entendimento do funcionamento do sistema Terra. Esclarecer as difíceis interações entre os processos naturais antárticos e globais é, pois, essencial para a preservação da própria vida.
Desenvolvimento 1-As pesquisas de brasileiros na antártica englobam os mais variados tópicos relacionados à física, química da atmosfera, astrofísica, ciências da vida e ciências da Terra. Todas elas são coordenadas pelo Proantar (Programa Antártica Brasileira). Como o continente antártico é um ecossistema muito sensível, as alterações climáticas são um dos carros-chefes das pesquisas. As pesquisas levam em conta tanto o longo prazo - como as mudanças de temperaturas ocorridas há mais de 300 anos - quanto o curto prazo - 20 anos, por exemplo. Enquanto as primeiras apresentam dados sobre as grandes mudanças geológicas da Terra, as últimas levam em conta os impactos da poluição e outros dados.
Imagens da atmosfera na Antártica As questões da dinâmica atmosférica são outro forte tema. Os problemas da camada de ozônio foram identificados por pesquisadores ingleses na Antártica nos anos 80. E agora pesquisadores brasileiros identificaram a sua diminuição e