Estilos administrativos
Para compreendermos as diretrizes de uma organização é preciso analisar seu funcionamento e o modelo administrativo que é aplicado. Através dessa análise é possível ter uma visão abrangente de seu funcionamento. Determinar o estilo administrativo da Cantina Speranza é conhecer suas práticas, entender suas decisões e analisar suas diretrizes e planejamento. Segundo CHIAVENATO (2004 p. 10), são cinco as principais teorias administrativas: Administração científica; Teoria Clássica; Teoria das Relações Humanas e a Teoria Neoclássica.
• Administração Científica: Surgiu da necessidade de ampliar a capacidade de produção industrial. O nome deve-se a tentativa de aplicar métodos científicos à maneira de administrar as empresas. Quem deu inicio a essa forma de administração foi Frederick W. Taylor que utilizava a mensuração e a observação como de base para a aplicação dos métodos da engenharia industrial, evitando o desperdício e obtendo lucros. Seus objetivos eram a melhoria dos salários dos funcionários e sua seleção minuciosa, além do treinamento e padronização de todas as operações realizadas pela indústria.
• Teoria Clássica: Passou a se preocupar com a estrutura da organização, buscando sempre a eficiência. Os teóricos clássicos acreditavam que antes de pensar em partes específicas da empresa em isolamento, era necessário revê-la como um todo. Só assim conseguiriam alcançar o nível de eficiência que buscavam. Henry Fayol foi o pai dessa teoria e para ele uma empresa bem administrada conta com cinco diretrizes: Prever (visualizar o futuro e traçar o programa de ação); Organizar (Construir o duplo organismo material e social da empresa); Comandar (Dirigir e orientar pessoal); Coordenar (ligar e harmonizar todos os atos e esforços coletivos) e Controlar (verificar se tudo ocorre de acordo com as regras e ordens). CHIAVENATO (2004, p 64).
• Teoria das Relações Humanas: Acreditavam que para administrar era preciso entender a necessidade de