Estilo rap
O rap tem uma batida rápida e acelerada e a letra vem em forma de discurso, muita informação e pouca melodia. Geralmente as letras falam das dificuldades da vida dos habitantes de bairros pobres das grandes cidades. As gírias das gangues destes bairros são muito comuns nas letras das músicas. O cenário rap é acrescido de danças com movimentos rápidos e malabarismos corporais; O break, por exemplo, é um tipo de dança relacionada ao rap. O cenário urbano do rap é formado ainda por um visual repleto de grafites nas paredes das grandes cidades.
Entendendo o Rap
Geralmente, o rap é cantado e tocado por uma dupla composta por um DJ, que fica responsável pelos efeitos sonoros e mixagens, e por MCs que se responsabilizam pela letra cantada, e quando o rap possui uma melodia, ganha o nome de hip hop.
Anos 80: O auge do rap e das mudanças
Na década de 1980, o rap sofreu uma mistura com outros estilos musicais, dando origem a novos gêneros, tais como: o acid jazz, o raggamufin e o dance rap. Com letras marcadas pela violência das ruas e dos guetos, surge o gangs ta rap, representado por Snoop Doggy Dogg, LL Cool J, Sean Puffy Combs, Cypress Hill, Coolio entre outros.
Nas letras do Public Enemy, encontramos mensagens de cunho político e social, denunciando as injustiças e as dificuldades das populações menos favorecidas da sociedade norte-americana. É a música servindo de protesto social e falando a voz do povo mais pobre.
Movimento Rap no Brasil
O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Na década de 80, as