Estilo Formataçao
Em 1983, Richard Stallman, funcionário do Laboratório de Inteligência Artifical do MIT, passou por uma experiência negativa com software comercial e deu origem ao Projeto GNU. Durante o período que estava no MIT identificou uma falha no software de uma impressora Xerox. Tentou corrigi-la, mas a empresa não liberou o código-fonte. Esse fato motivou Richard Stallman a criar um mecanismo legal de garantia para que todos pudessem desfrutar dos direitos de copiar, redistribuir e modificar software, dando origem aLicença GPL. Para institucionalizar o Projeto GNU, Stallman fundou a Free Software Foundation ( FSF). Nasce assim o Movimento do Software Livre.
Histórico Software Livre
Todo software de código aberto não pode ser considerado um software livre.
O simples fato do programa estar com seu código aberto, não garante nada sobre a sua distribuição, modificação e comercialização
Software Livre e Código Aberto
“Muitos defensores do software livre argumentam que a liberdade é essencial não só do ponto de vista técnico, mas também sob a ótica da moral e da ética o movimento de software livre se distingue do movimento de código aberto , que enfatiza a superioridade técnica em relação ao software proprietário, ao menos em potencial. “
Tabela para rápida visualização:
Software Livre
Código Aberto
Liberdade técnica, moral e ética
Superioridade Técnica GNU GPL – General Public License
É a licença do radical-livre. Basicamente permite distribuir, alterar e utilizar todo o código fonte do aplicativo (ou biblioteca), com a condição que o novo código também esteja sob a GPL, ou seja, fornecido (gratuitamente) e os créditos aos demais autores preservado. O mote é: você pega e devolve à comunidade.
GNU LGPL – Lesser General Public License
É uma licença menos pública. Na prática veio para facilitar o uso de bibliotecas de programação. Qualquer alteração em código GPL continua sob as condições desse tipo de licença, mas se for