estilo de gestaõ
ESTILO DE GESTÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Administração Estratégica de Pessoas do curso de Administração da FACSUL - Faculdade de Campina Grande do Sul.
Professor Gilberto Zanoni
CAMPINA GRANDE DO SUL
2014
INTRODUÇÃO
A figura do líder é indispensável na fluidez e bom andamento das rotinas organizacionais, tanto que, tradicionalmente, o gestor e a grande referência da equipe. Apesar de tamanha importância, há vários modelos de gestão que melhoram os resultados ou podem ser prejudiciais para os resultados do negócio. Será mostrado neste trabalho os estilos de gestões mais utilizadas atualmente, e o estilo de gestão utilizada do Clube Santa Monica de Campo.
ESTILOS DE GESTÃO
ESTILO AUTORITARIO
Este é baseado exclusivamente na hierarquia, ou seja, abrange a liderança de cima para baixo. Nesse modelo, o líder possui autonomia e autoridade para delegar tarefas e determinar punições, seguindo o princípio do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A imagem desse gestor se aproxima da figura do ditador e os funcionários são vistos como um recurso substituível. Vale acrescentar que para o gestor autoritário, a satisfação do empregado tem pouca (ou nenhuma) importância. Apenas os lucros interessam a ele!
Este estilo de liderança tende a desaparecer, porém ainda é cultivado, geralmente, por profissionais com mais tempo no mercado e que foram educados a gerir equipes de maneira opressiva. A própria cultura das organizações no passado estimulava a atuação de gestores desta natureza – estruturas mais tradicional, e que ainda valorizam a pirâmide hierárquica. “Eles sobrevivem ainda porque os empresários enxergam neste estilo de liderança uma possiblidade de resultado em curto prazo”.
A presença deste profissional intimida e causa certo desconforto na equipe. Existem certos atributos que podem ser detectados e