Estilo Barroco
Definição de Estilo (dicionário Michaellis): estilo es.ti.lo1 sm (lat stilu) 1 Feição especial, caráter de uma produção artística de certa época ou certo povo.
2 Hábito, prática, praxe, costume.
7 Arquit Tipo peculiar de Arquitetura, baseado em qualidades distintivas das linhas gerais ou da decoração
Definição barroco(dicionário Michaellis): barroco bar.ro.co
(ô) adj (ital barocco) 1 Bel-art Conforme a esse estilo.
2 Exagerado, extravagante, irregular.
3 Que se aparta das normas ou regras habituais. sm 1Bel-art Estilo arquitetural e decorativo que prevaleceu do fim do século XVI ao fim do século XVIII e influiu na arquitetura das igrejas coloniais do Brasil. Caracteriza-se pela irregularidade, por figuras plásticas e curvas e, principalmente nas suas últimas fases, pela ornamentação profusa, minuciosa e muitas vezes grotesca.
2 Estilo artístico, literário e musical, bem como modo de pensar filosófico, religioso e político que predominou na Europa e na América Latina na segunda metade do século XVII e se caracterizou pela ornamentação caprichosa, improvisação e uso de efeitos contrastantes na música e pela complexidade da forma, bizarria, bombasticidade e muitas vezes ambiguidade calculada na literatura.
3 (voc pré-romano) Pérola de superfície irregular.
4 Nome de várias pedras preciosas.
O barroco foi precedido pelo Renascimento, que surgiu a partir do século XV, período em que a sociedade estava sofrendo mudanças consideráveis, e de poderosos clãs familiares, modificou-se para grupo familiar, daí então surgiu a necessidade de dar maior importância aos locais dedicados a vida social. Período esse que ostentação de riquezas acentuou-se, através de uma maior opulência na mobília e dos tapetes, assim como o aumento de salas de recepção, galerias e átrios.
Em contrapartida a esse movimento, surgiu o Maneirismo, onde liberdade de interpretação pessoal do artista sobressaia, com uma rebeldia compositiva, impressão teatral,