Estilo Barroco
No Brasil, na literatura, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira em 1601. Dois estilos literários disseminados na literatura barroca é o "cultismo" e o "conceptismo", respectivamente o "jogo de palavras" e o "jogo de ideias".
Contexto Histórico
O Estilo Barroco surge no período da Contra Reforma, ou seja, com a crise do renascimento, decorrente de dificuldades econômicas e lutas religiosas e, ademais, pelo surgimento do antropocentrismo (homem no centro do mundo) em contraposição ao teocentrismo (Deus no centro do mundo). A partir disso, esse momento é caracterizado pela confusão de conceitos e ideias, busca dos valores humanísticos e o conflito do corpo e da alma.
Caraterísticas do Estilo Barroco
Academismo
Contrastes e excessos
Temas religiosos
Estilo exuberante e decorativo
Claro-escuro
Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopéia.
Música
No Barroco, a música surge como incremento tonal, aplicando tons desarmônicos por dentro das escalas diatônicas como alicerce para as modulagens na peça musical; As qualidades mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente;.
Assim, compositores e intérpretes usaram ornamentação musical, fazendo com que a música aumente em tamanho, variedade e complexidade, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a ópera.
Os nomes mais representativos desse período são: Antônio Vivaldi (1678-1741) Johann Sebastian Bach (1685- 1750), Domenico Scarlatti (1685- 1757).
Arquitetura
O Barroco na arquitetura demonstra uma libertação espacial das geometrias, perpetrado uma riqueza de detalhes que exasperavam as emoções e, concomitantemente, uma declaração visível da