Estesse
IOHANNA MICHELLY SANTOS OLIVEIRA
ESTRESSE
IOHANNA MICHELY SANTOS OLIVEIRA
ESTRESSE
Portfólio apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná sobre o tema estresse nos profissionais da área de estética
INTRODUÇÃO
A palavra estresse tem sua origem no latim e significa: aflição e adversidade.
O estresse é um antigo mecanismo bioquímico de sobrevivência do homem, que foi aperfeiçoada ao longo de sua própria evolução biofisiológica. Envolve o hipotálamo, glândulas (hipófise, tireoide e suprarrenal), órgãos (coração, fígado e estomago), músculos e outros sistemas corporais.
Hans Selye, em 1936, introduziu o termo estresse na área da saúde como uma resposta geral e inespecífica do organismo frente a um agente estressor ou a uma situação estressante.
O termo estresse tem gerado grandes excitações emocionais e provocado estímulos que perturbam a homeostasia. Estimula o desenvolvimento de processos caracterizados pelo aumento da secreção de adrenalina, produzindo manifestações com distúrbios fisiológicos e psicológicos.
DESENVOVIMENTO
SINTOMAS DO ESTRESSE
Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro. E o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem, basta prestar atenção. Confira alguns sinais que podem indicar estresse:
Sensação de desgaste constante
Alteração de sono (dormir demais ou pouco)
Tensão muscular
Formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)
Problemas de pele
Hipertensão
Mudança de apetite
Alterações de humor
Perda de interesse pelas coisas
Problemas de atenção, concentração e memória
Ansiedade
Depressão
TIPOS DE ESTRESSE
Eustresse(internos): resposta positiva do indivíduo ao estresse. Da própria pessoa, ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo.
Sintomas:
É um esforço na