Esteróides aromatizáveis
Embora a maioria dos físiculturistas sinta qual é o esteroide aromatizável e qual não é, eles, às vezes, estão errados. Isto é porque atividade progestogenica (atividade de progesterona, outro hormônio feminino) é facilmente tomada por atividade estrogenica. Ambos os hormônios podem causar inchaço, e ambos podem causar ginecomastia. Assim o AAS que é capaz de não só ativar o receptor de andrógeno mas também o receptor de progesterona é visto erradamente com freqüencia como aromatizador. (Nota: estes andrógenos não "convertem a progesterona" mas são capazes de agir sobre aquele receptor, sem qualquer necessária variação)
Está provado que o nandrolone é uma progestina. Este fato é de clara importância em fisiculturismo, porque enquanto o uso moderado exclusivo de Deca baixa o nivel de estrogeno como conseqüência da redução dos níveis de testosterona natural e dando assim à enzima de aromatase menos substrato para trabalhar; Deca pode causar ginecomastia em alguns indivíduos. Além disso, da mesma maneira que progesterona aumenta a libido em mulheres, e então freqüentemente a diminui quando os níveis se tornam muito altos, elevados níveis de esteroides progestogenicos podem fazer decair a libido de fisiculturistas masculinos, entretanto há muita variação individual.
Incidentemente, esta atividade progestogenica também inibe a produção de LH, e mesmo ao contrário da convicção comum, mesmo quantidades pequenas de Deca são totalmente inibitorias, aproximadamente idênticas para a mesma quantidade de testosterona.
Que relevância tem isto num artigo sobre antiestrogenos? Bem, antiestrogenos não podem fazer nada sobre estes efeitos colaterais de Deca.
O mesmo parece ser verdade na oximetolona (Anadrol) e na noretandrolona (Nilevar).
Metenolona (Primobolan), estanozolol (Winstrol), dromostanolona (Masteron), oxandrolona (Anavar), mesterolona (Proviron), stenbolona (Anatrofin), trenbolona, e DHT não aromatizam, e assim os