esterialização
TRANSMISSÃO DE MICRORGANISMOS
MÉTODOS DE DESINFECÇÃO E
ESTERILIZAÇÃO
Pessoa para pessoa
Lavagem das mãos
Através de superfícies
Professora: Isabela Peixoto
PROCEDIMENTOS DE DESCONTAMINAÇÃO
• Limpeza: limpeza mecânica (fricção)associada a limpeza química
• Desinfecção ou esterilização de artigos e de áreas de saúde.
Os procedimentos básicos de descontaminação são de fundamental importância para a prevenção na disseminação de doenças, principalmente as de nível hospitalar.
Contaminação cruzada: contaminação de uma pessoa para a outra ou de uma pessoa por um objeto contaminado.
TERMOS
DESCONTAMINAÇÃO: é o conjunto de operações de limpeza, de descontaminação ou/e esterilização de superfície contaminadas por agentes potencialmente patogênicos, de forma a tornar essa superfície barreira efetiva que minimizam qualquer tipo de contaminação cruzada. LIMPEZA: É o procedimento usado para remover materiais estranhos: pó, terra, microrganismos, matéria orgânica e inorgânica.
ESTERILIZAÇÃO: Uso de procedimentos químicos ou físicos para a destruição, inativação definitiva ou remoção de todas as formas de vida, incluindo endósporos.
1
25/05/2015
TERMOS
DESINFECÇÃO: Destruição de microrganismos capazes de transmitir infecção. São usados geralmente substancias químicas em objetos ou materiais. Reduzem ou inibem o crescimento, mas não esterilizam necessariamente. TERMOS
ESPORICIDA: Germicida capaz de matar esporos.
BACTERIOSTASE: A condição na qual o crescimento bacteriano é inibido, mas a bactéria não está morta.
ANTI-SEPSIA: Desinfecção química da pele, mucosa ou tecido.
ASSEPSIA: Ausência de microrganismo em uma área ou é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.
ESTERELIDADE: Incapacidade de desenvolvimento das formas sobreviventes ao processo de esterilização durante a conservação ou utilização de um produto.
GERMICIDA: Agente químico capaz de matar microrganismo. Os esporos sobrevivem.