Estereótipos saúde
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
ANTROPOLOGIA DA SAÚDE
PROFESSOR MESTRE EM EDUCAÇÃO TIAGO BRANCO
ESTEREÓTIPOS
RAPHAEL WADA
SINOP – MT
2011
Estereótipos.
O estereótipo é uma definição preconcebida das características ou do comportamento de um indivíduo, grupo ou sociedade, de forma generalizada, e frequentemente depreciativa. A “rotulação” é um método amplamente difundido na sociedade brasileira atual, seus principais pilares são a ignorância e o preconceito. No entanto, a aplicação de um determinado estereótipo não trás consigo apenas aspectos negativos, pois os mesmos podem funcionar como um guia de comportamento auxiliando nas relações interpessoais cotidianas.
Os estereótipos podem ser facilmente notados e aplicados na sociedade brasileira atual, visto que a repetição comportamental esta se tornando um processo cada vez mais automático e livre de questionamentos, fazendo com que os indivíduos dos mais diversos grupos da sociedade passem a copiar um determinado pacote comportamental existente que lhes seja mais conveniente, e deixem de lado a construção do seu Eu baseado em suas próprias verdades e no que de fato defendem e acreditam.
Nerds. Os Nerds representam uma parcela significativa da atual população jovem brasileira. É importante frisar que o individuo uma vez Nerd, Nerd sempre será, o que resulta na existência de indivíduos Nerds nas mais diversas faixas etárias “biológica e mental” da sociedade. No entanto, este trabalho terá como foco a população Nerd brasileira atual, entre 10 e 25 anos de idade.
A população Nerd teve um crescimento espantoso nas últimas duas décadas graças à disseminação e a facilidade de acesso à internet ao redor do mundo. A internet foi aos poucos se tornando um fator determinante para a existência dos grupos Nerds, e é hoje um de seus principais habitats. É na internet que os Nerds aprendem, crescem e se desenvolvem