esteres
Charles de Montesquieu nasceu em 18 de Janeiro de 1689 na cidade de Bordeaux (França) em uma Família Nobre Francesa. Charles estudou numa escola religiosa de oratória e após concluir sua educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris no ano de 1708.
Com a morte do pai em 1714, voltou a cidade natal para tomar conta das propriedades que herdou. Primeiro, tornou-se conselheiro do Parlamento da cidade sob a proteção do seu tio, o barão de Montesquieu.
Depois, com a morte do tio, Montesquieu assume o titulo de Barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux.
Em 1715, casou-se com Jeanne Lartigue, uma protestante, e o casal teve duas filhas.
Após os muitos anos em que passou atuando em questões judiciais e administrativas, cansou-se, vendeu seu titulo e resolveu viajar pela Europa. Nessas viagens, ele começa a observar o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e políticas, e, em cima disso realizou grandes trabalhos. Montesquieu morreu em 10 de fevereiro de 1755, aos 66 anos de uma febre que o deixou quase cego, na cidade de Paris.
Montesquieu era contra o absolutismo;
Fez várias críticas ao clero católico, sobre seu poder e interferência política;
Defendia aspectos democráticos de governo e o respeito às leis;
Defendia a divisão do poder em: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Criou a Teoria das formas de governo; na qual a natureza é a estrutura particular do governo, enquanto o princípio é o que o faz agir, é o seu elemento dinâmico. Segundo ele tem-se:
a) República Democrática
Natureza: conjunto de cidadãos exercendo o poder soberano.
Princípio: interesse geral associado à virtude política.
b) República Aristocrática
Natureza: certo número de cidadãos exercendo o poder soberano.
Princípio: moderação na desigualdade, com o objetivo de limitar privilégios.
c) Monarquia
Natureza: uma pessoa exercendo o poder soberano, de acordo com as disposições das leis