Estela do Patrocínio
Curso: Psicologia -Noturno / 5º semestre
Disciplina: Psicopatologia II
Docente: Renata Soares
Discentes: Camila Chaves, Dianna Van Der Zeijden, Verena Herêda
ABORDAGEM CLÍNICA PARA O CUIDADO
COM A CRIANÇA E O ADOLESCENTE
Na psicologia, as crianças e os adolescentes possuem uma atenção diferenciada, um pouco mais especial, por estarem na fase de desenvolvimento e, na maioria dos casos, pelos pais serem aqueles que transmitem as mensagens. Nessa fase da vida eles precisam ser protegidos e estimulados para o desenvolvimento, por isso a necessidade de sempre ter um cuidador.
Para que o desenvolvimento aconteça, motor e psíquico, quando criança e adolescente, é preciso afeto, para que possam passar pelos obstáculos da vida. Esse afeto começa ao nascimento, na relação mãe-filho, porém insere todos aqueles que estão no convívio desse indivíduo, familiares, amigos, professores, profissionais.
Existem crianças e adolescentes que precisam de uma atenção diferenciada, um cuidado mais específico, apenas por serem especiais. Para a Psicologia, todo indivíduo tem os mesmos direitos e deveres, e cada um é único em sua singularidade. E é por isso que na atuação do psicólogo, apesar de ser sempre mais delicado nessa fase, existe uma diferença quando o atendimento é voltado para a criança e para o adolescente, lembrando sempre daqueles que estão envolvidos no relacionamento desse indivíduo.
Com formação específica e definida, o psicólogo deve se envolver no contexto seja da criança ou do adolescente, estando sensível às informações que a família passar, principalmente em relação as crianças, que dependem dos pais ou alguém próximo deles para que possam interligar a relação criança-psicólogo.
Nessa relação procura identificar e tratar os problemas que a criança possui diante de conflitos emocionais, e a atuação do psicólogo é mais delicada, porque a criança, que já esteja falando ou não, precisa de atividades diferentes para