Esteira transportadora
“A história da automação industrial começou com a criação das linhas de montagens automobilísticas com Henry Ford, na década de 20. Daí para cá o avanço tecnológico nas mais diversas áreas da automação industrial tem sido cada vez maior, proporcionando um aumento na qualidade e volume de produção, assim como redução de custos.”
Fonte: Alessandro J. de Souza e Luiz Carlo de Oliveira
Conforme Alessandro e Luiz , a automação de processos de produção tem sido assunto de pesquisas desde da década de 20. Apesar disso, não existe uma automação padrão para todas as empresas e por esse motivo, a necessidade de um estudo detalhado para cada atividade. As necessidades podem variar das mais simples as mais complexas, para tanto, pesquisadores desenvolvem novas metodologias e tecnologias. Com o objetivo de reduzir custos e diminuir tempo de processo, uma esteira transportadora foi adotada. Desse modo, podem-se estudar os mais variados tipos de tecnologias para se atingir o objetivo em questão.
Esteira Transportadora de Peças
[pic]
Figura 1 Fonte – O grupo
Em uma linha de produção, onde um de seus requisitos de seleção é a dimensão¹ da peça, a falta de automação gera um tempo maior de processo e conseqüentemente um maior custo. Sensores e sistemas eletro pneumáticos foram estudados e um circuito eletrônico para gerenciar todo o sistema. A maior parte dos trabalhos disponíveis na literatura dedicados a automação industrial estudam automações de uma maneira global. De fato, não se dedicam apenas a seleção de peças, mas da automação dos processos de fabricação como um todo.
1.1- OBJETIVO
O objetivo principal desse trabalho é estudar uma forma de diminuir o tempo ciclo de uma linha de produção industrial, cujo produto final são peças com diferentes tamanhos e formas. A estratégia desse trabalho foi analisar exclusivamente uma parte do processo que diz respeito à seleção das peças segundo a sua altura. Do ponto de