Esteira Transportadora
Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Curso de Engenharia Mecânica
CÁLCULOS DE ESTEIRA TRANSPORTADORA
........
;;;;;;;;;;;;;
>>>>>>>>>
Passo Fundo
2012
INTRODUÇÃO
As esteiras transportadoras são um equipamento comum encontrado na indústria. São usadas para mover produtos e suprimentos para dentro e para fora do local de trabalho, de uma parte da fábrica a outra e entre estações de trabalho. Em todos os tipos de operações de montagem, de microeletrônicos à indústria automotiva, as esteiras transportadoras, sejam elétricas ou não, suspensas ou no chão, é literalmente a espinha dorsal do sistema de produção.
Todo o processo de trabalho gira em torno da esteira transportadora. Sua altura, largura, velocidade e posição em relação ao trabalhador modificam a carga de trabalho total e a maneira como os trabalhadores realizam suas tarefas.
Neste trabalho será apresentado o funcionamento cinemático e dinâmico de uma esteira transportadora. Para demostrar os estudos realizados usamos como exemplo um motor com redutor acoplado.
MOTOR ASSÍNCRONO
Os motores assíncronos ou de indução, por serem robustos e mais baratos, são os motores mais largamente empregados na indústria. Nestes motores, o campo girante tem a velocidade síncrona, como nas máquinas síncronas.
Teoricamente, para o motor girando em vazio e sem perdas, o rotor teria também a velocidade síncrona. Entretanto ao ser aplicado o conjugado externo ao motor, o seu rotor diminuirá a velocidade na justa proporção necessária para que a corrente induzida pela diferença de rotação entre o campo girante (síncrono) e o rotor, passe a produzir um conjugado eletromagnético igual e oposto ao conjugado externamente aplicado.
Segundo o autor Edson Bim, Editora Campus a rotação do eixo do motor é expressa por.
Ns = rotação síncrona (RPM)
F = frequência
2p = numero de polos
S =