Estação meteorológica
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ANA CAROLINA DE SOUZA SANTOS, DIEGO HENRIQUE SAUSEN, GRASIELLY ROCHENBACK, GUILHERME S. ROSSO, KÁSSIA LIEGE GARCIA, LUANA MAI, PABLIANE MAYER.
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA
MEDIANEIRA/2012
INTRODUÇÃO
Estação meteorológica é o local onde dados para análise do tempo meteorológico são recolhidos. Elas são equipadas com vários instrumentos que servem para a medição e registo de mudanças, tanto meteorológicas quanto climáticas.
Os dados recolhidos servem para a previsão do tempo e para a caracterizar o clima, e também podem ser chamadas de estações climatológicas.
Hoje em dia, através de programas de computador, os dados coletados são integrados, permitindo serem apresentados. Na maioria das estações de última geração, os dados são enviados para alguns computadores remotos, por meio de linhas telefonicas, rede GSM, que é uma tecnologia móvel e também o padrão mais popular para celulares do mundo, ou outros meios de transmissão.
Dependendo do tipo de equipamentos que abrigam, as estações meteorológicas podem ser classificadas em convencionais e automáticas. Nas primeiras, a coleta dos dados é feita manualmente por técnicos. Já as segundas possuem sensores eletrônicos e meios de transmissão dos dados para uma central.
As estações meteorológicas necessitam de vários instrumentos para funcionarem e para coletar corretamente os dados solicitados.
Primeiramente, podemos citar o pluviômetro, onde é lida a altura total de água precipitada, ou seja, a lâmina acumulada durante a precipitação, sendo que seus registros são sempre fornecidos em milímetros por dia ou em milímetros por chuva, com anotação da mesma. Resumindo, ele mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).
Também há o pluviógrafo que registra a quantidade de precipitação pluvial em milímetros. Ele faz os registros em uma fita de papel em modelo apropriado, simultaneamente, a