Estatística
A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias, Soares & César, 2003)
Para Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema, a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.
Seja qual for a área ou o objeto de estudos do pesquisador, este poderá vir a utilizar conceitos de Estatística.
De acordo com Levin (1987) é quando o pesquisador usa números, quando ele quantifica seus dados, que ele muito provavelmente emprega a estatística como instrumento de descrição e/ou decisão.
Para a definição da função (e.g. Estatística suficiente), veja Estatística (função).
Um exemplo de gráfico
Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos1 , tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.2 3
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as