Estatística
Estatística
São Paulo-SP
2014
Sumário
Resumo
Este trabalho visa avaliar a capacidade dos alunos em desenvolver uma análise e entendimento, referente aos cálculos das probabilidades pertencentes ao campo da Matemática. A maioria dos fenômenos de que trata a Estatística são de natureza aleatória ou probabilística. O conhecimento dos aspectos fundamentais do cálculo das probabilidades é uma necessidade essencial para o estudo da Estatística Indutiva ou Inferência.
Abstract
Thisstudyaimstoevaluatestudents' abilitytodevelopananalysisandunderstanding, regardingthecalculationofprobabilitiesbelongingtothefieldofm- athematics. MostphenomenathattreatsStatistics are randomorprobabilisticnature. The knowledgeofthe fundamental aspectsofthecalculusofprobabilitiesisanessentialneed for thestudyofStatisticalInferenceorInductive.
Introdução
Na natureza encontramos dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios.Os fenômenos determinísticos são aqueles resultados que são sempre os mesmos independentes do numero de chances verificadas e, nos fenômenos aleatórios são os resultados exibidos que não são previsíveis mesmo que haja um grande número de chances ou tentativas.
Espaço Amostral
Símbolo: Ω
Em um experimento aleatório, ou seja, todas as possibilidades possíveis, seus elementos são chamados também de pontos amostrais.
Alguns exemplos:
a) Lançamento de moeda: Ω= {c, r}
b) Lançamento de um dado: Ω= {1, 2, 3, 4, 5,6}
c) Lançamento de duas moedas Ω= {(c, r); (c, c); (r, c); (r, r)}.
O evento aleatório pode ser um único ponto amostral ou uma reunião deles, há duas formas de representá-los: por tabela ou diagrama em árvore.
Por exemplo:No exemplo de dois dados, os possíveis resultados:
A: Saída de faces iguais: {(1,1); (2,2); (3,3); (4,4); (5,5); (6,6)}
B: Saída de faces cuja soma seja igual a 10: {(4,6); (5,5);