Estatística
Conteúdo
INTRODUÇÃO
Ao realizarmos este trabalho, pretendemos aprofundar o nosso conhecimento sobre esta temática, que dentro de todas as possíveis foi a que despertou maior interesse da nossa parte. Neste trabalho iremos tratar da teoria das probabilidades, os seus conceitos, iremos também trabalhar a parte da álgebra de acontecimentos, probabilidade total e o teorema de Bayes.
TEORIA DAS PROBABILIDADES
As probabilidades nasceram na Idade Média com os tradicionais jogos de azar que se faziam na Corte.
Apesar de Cardano, Pacioli e Tartaglia terem feito observações sobre este assunto, foi com Pascal que a teoria das probabilidades surgiu.
Foi através de um problema que De Mére colocou a Pascal acerca do jogo que ele se interessou por este tema. Em correspondência com Fermat, amigo de longa data, também ele matemático, onde expunha o seu raciocínio chegou a várias conclusões que ainda hoje são válidas.
Conceitos da teoria das probabilidades
"A teoria das probabilidades, no fundo, não é mais do que bom senso traduzido em cálculo; permite calcular com exatidão aquilo que as pessoas inteligentes sentem por uma espécie de instinto... É notável como tal ciência, que começou com estudos sobre jogos de azar, tenha alcançado os mais altos níveis do conhecimento humano." Laplace “A teoria das probabilidades é o estudo matemático das probabilidades” Laplace
Devemos ter em conta a definição de probabilidade.
A Probabilidade de um acontecimento, associado a certa experiência aleatória, é a frequência relativa esperada desse acontecimento, ou seja: O quociente entre o número de vezes que o acontecimento se realiza ao fim de n repetições da experiência e o número ( n ) de repetições.
Quando falamos de probabilidades e teoria das probabilidades devemos ter em conta certos termos, tais como: experiencia aleatória e espaço amostral.
Álgebra de Acontecimentos