Estatística
Estudos Estatísticos e Educação
ETAPA 1
O Tratamento de Informações deve ser trabalhado no Ensino Infantil realizando a contagem diária dos alunos, separando-os em grupos de meninos e meninas, questionando-os sobre qual tem mais/menos, gráficos de colunas e/ou de barras em situações de pesquisa sobre as preferências dos alunos( brinquedos, esporte, sabor de sorvete, etc.) , pois irão fazer parte de sua vida, pois aparecem em jornais, revistas, enfim, na mídia toda.
O trabalho com o Tratamento de Informações no ensino infantil vai preparar o aluno no ensino fundamental para que consiga entender, analisar e decodificar as informações contidas nos gráficos e tabelas, nas combinações, nas estimativas e, segundo a “UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser”.
ETAPA 2
Comparação com países em desenvolvimento
Segundo o relatório, avaliações internacionais indicam que o nível médio do desempenho escolar de alunos brasileiros está próximo ao de vários países latino-americanos, mas bem abaixo dos observados em países desenvolvidos. Na comparação com países emergentes, que fazem parte do grupo Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul (Brics), a taxa de analfabetismo brasileira é semelhante à registrada na África do Sul. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), os dois países apresentam taxa de analfabetismo, para pessoas de 15 anos ou mais, de 10% e 12%, respectivamente.
A taxa de analfabetismo no Brasil segue os padrões dos índices da África do Sul (Foto: Arte/G1)
Conclusão:
Observando o gráfico, verificamos que a taxa de analfabetismo entre pessoas na faixa de 15 anos ou mais, aqui no Brasil, é praticamente igual entre homens e mulheres, assim como acontece na Rússia. Já na Índia, onde a taxa de analfabetos é maior e há praticamente o